terça-feira, 15 de setembro de 2009

TEATRO DE ROCOKÓZ - SANTO ANDRÉ - SP

Colegas, amigos e simpatizantes!

Como cidadão (MORO em Sto André e isto se deve à ELT), como artista e como representante de um coletivo sediado nesta cidade a mais de 5 anos, que vem, de todas as formas possíveis, buscando estar ativo e presente nos acontecimentos de sua história, quero parabenizar a todos nós pela expressiva demonstração de UNIÃO demonstrada na tarde de ontem.

É parte do jogo político (à revelia de leis ou de projetos de incontestável importância) a Queda de Braço, ou seja; "fazemos o que achamos que devemos fazer e ponto final, se ninguém reclamar, viva-viva". Bom exemplo: as tentativas da Pref de São Paulo de minar a LEI que regulamenta o Programa Mun de Fomento ao Teatro. No entanto, encabeçada por diversos coletivos e pela Cooperativa Paulista de Teatro, a resposta foi tão contundente e imediata que o próprio secretário Calil (tão sorridente e simpático quanto seu colega andreense, ontem), rapidamente assumiu um discurso diametralmente oposto. O trem foi recolocado nos devidos trilhos, mas toda a comunidade permanece alerta...

O ato de ontem, queridos, ocorreu justamente durante o EnCASA, o Encontro das Cênicas Artes de Santo André, que está acontecendo com verba do Fundo de Cultura, por iniciativa de COLETIVOS ANDREENSES, que, nos últimos dois anos, vêm se articulando por políticas públicas que — em consonância com o propagado slogan de "perenidade" da atual gestão de Cultura — tornem possível a busca de maior qualidade para a produção e pesquisa teatral nesta cidade que, há quase 20 anos, mantém uma escola de teatro cuja pedagogia tornou-se paradigma nacional.

O Teatro de Rocokóz sente-se plenamento contemplado pela carta ontem entregue ao Secretário Edson, porém, entristece-nos perceber que muitos coletivos profissionais aqui atuantes não foram, durante o Ato, lembrados como seus "apoiadores". Além de nós (Ciléia é conselheira municipal pelas Artes Cênicas!), lembramos o Teatro de Asfalto, a Komus, a Cia do Nó, o próprio coletivo do Alexandre Falcão, a Cia Estrela Dalva, o pessoal da Lúdica ou o Espinha de Peixe, além de muitos outros, considerando quem, por visões próprias, não estejam alinhados ao pensamento da ELT. Para conhecê-los melhor, basta que prestigiem o EnCASA, até mesmo para que este encontro ganhe a força merecida para estar mais aperfeiçoado nas edições que virão.

Há quem julgue isso "bobagem". Mas, se estamos voltados a nos articular em pról de políticas culturais que nos garantam o fazer ao qual nos dedicamos profissionalmente, verão que não é bobagem. A menos que queiramos (e eu não acredito nisso) continuar com o estigma de "bairro da Capital", cujos artistas sem encontrem apenas nas estações da CPTM, ansiosos por "um lugarzinho ao sol" em São Paulo...

Precisamos nos olhar, aqui dentro. Nos conhecer. Trocar idéias e experiências. É muito triste o resultado que a gente vem percebendo, neste sentido, dentro do EnCASA, um encontro que foi pensado JUSTAMENTE PARA QUE A GENTE PUDESSE TROCAR vivências, estéticas, olhares, suóres... e não apenas um cachê a mais! Isto eu digo para os coletivos selecionados mas também para toda a comunidade ELT e simpatizantes, pois, senão nós, quem será, afinal de contas, os interessados nesse ENCONTRO?

Mas é super-importante, agora, agradecermos a participação de todos os artistas e coletivos de expressão que, por amizade e por reconhecimento à importância deste Ato Público, vieram de São Paulo. É na hora do socorro que reconhecemos quem realmente enxerga nosso valor. Isso é muito emocionante e, ao mesmo tempo, reitera uma grande verdade: estamos todos no mesmo Barco e precisamos de sincronia e sintonia nos remos, pra ir adiante.

Mas também é super-importante que todos nós estejamos cientes de que grande parte deste movimento deve-se, inclusive, à HORIZONTALIDADE proposta pela gestão de Edgar Castro, como resultado das duas décadas de Projeto ELT. Horizontalidade esta que propiciou a base para a recontratação do atual quadro de mestres da escola, que foi a ativa e bem articulada "bancada de aprendizes e ex-aprendizes", dentre estes os Grupos enraizados e fazedores de arte de Santo André, que não foram citados ontem.

A hora é de ALERTA TOTAL: ontem foi um momento maravilhoso, mas hoje certamente "eles" estão buscando as articulações necessárias. Há o grande apoio que o atual prefeito angariou no último pleito. Há relações das quais não teremos nunca a idéia exata, e que devemos nos cuidar para não cairmos no abismo das acusações sem provas, que mais fortalecem do que combatem as forças de oposição. A hora é de buscar os 45% que não votaram na atual gestão. Conhecê-los, rastrearmos pontos de convergência.

Um bom caminho pra isso? Olha, ontem muito me tocou a postura da colega e irmã Leona Cavalli, cantando e dançando com (e para) o Sr. Edson. Já bem disse a dramaturga Ana Vitória Monteiro, uma vez: "não há outro jeito de vencer a serpente a não ser pelo encantamento", ou seja, pela Verdade, pela Beleza, enfim: pela Arte, com integridade de um coração que sabe muito bem o seu próprio valor e se abre para buscar os tesouros que existem nos outros corações. Não podemos nos esquecer disso, neste momento. Mas também não podemos cair na esparrela de uma comemoração pra lá de precoce. Permitam-me o plágio: "oremos e vigiemos"! (rsrss)

Bem, finalizando, para que não haja mais dúvidas (nem esquecimento) da nossa existência, intenções e ações nesta cidade, afirmamos:

O TEATRO DE ROCOKÓZ APOIA A PERMANÊNCIA DO ATOR E MESTRE EDGAR CASTRO NA COORDENAÇÃO DA ELT, ENXERGANDO NISTO O RESPEITO À TRAJETÓRIA DE UM PROJETO QUE ATRAI OLHARES DENTRO E FORA DO BRASIL.

Com carinho,

Saudações artísticas a todo(a)s.

Carlos Biaggioli
TEATRO DE ROCOKÓZ
Santo André / SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário