quinta-feira, 17 de setembro de 2009

CIA. LIVRE

Nós, artistas da Cia.Livre da Cooperativa Paulista de Teatro apoiamos a autonomia artística e pedagógica da Escola Livre de Santo André, onde, por princípio, a liberdade convive com o rigor da disciplina teatral e a responsabilidade pela construção do aprendizado é compartilhada entre Mestres e Aprendizes. A Escola Livre de Teatro de Santo André, por suas características pedagógicas específicas, forma artistas preparados para as exigências do teatro contemporâneo, onde o ator-criador precisa ter plena consciência de seu próprio processo criativo, da dramaturgia à atuação, da produção à reflexão. Essas mesmas características, que dependem da autonomia, fizeram e fazem da Escola Livre de Santo André um modelo para as demais escolas livres de Santo André e para novas escolas de formação em Artes Cênicas do Estado de São Paulo, do Brasil e da America do Sul.
Por isso, repudiamos as interferências, ingerências e intervenções de cunho político-administrativo na estrutura e regras de funcionamento estritamente artísticas e pedagógicas da Escola Livre. Por isso, apoiamos a permanência de Edgar Castro como Mestre e coordenador da ELT, escolhido democraticamente entre os membros do corpo de Mestres e amplamente apoiado por todos os Mestres e Aprendizes.
Gostaríamos de acrescentar que a Cia.Livre, como muitos grupos da grande São Paulo, tem fortes laços com a Escola Livre em sua ideologia e pratica teatral.
Esperamos que os governantes eleitos democraticamente entendam o clamor da classe artística e as especificidades que regem o ensino nas Artes Cênicas e atendam às reivindicações da Comunidade da ELT, que serão defendidas com afinco e luta por toda a classe teatral do país.
Cia.Livre

(Cibele Forjaz, Lucia Romano, Lucia Gayotto, Simone Mina, Alessandra Domingues, Christian Amêndola Moleiro, Paulo Azevedo, Eneida de Souza, Pedro Cesarino, Rodrigo Bonciani, Elisete Jeremias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário