sábado, 19 de setembro de 2009

GRUPO ACASO DE TEATRO - SÃO CARLOS

Com toda essa barulheira dos últimos dias me senti na obrigação de escrever uma carta de apoio ao movimento da ELT (Escola Livre de Teatro, de Santo André no caso), que está em alerta. Obrigação esta que sinto com prazer e com motivação para ajudar aos grandes amigos da Escola Livre.

A princípio não sabia bem o que dizer ou como ajudar. O grupo ACASO de teatro é um grupo ainda em formação e não tem força política (ou física) o suficiente para influenciar as decisões dos "grandões" do poder, mas tive meu pensamento confrontado com algo que li no blog do Marcelo Tas, sobre o movimento:

"Neste momento, a ELT é parte integrante e importante da riquíssima cena teatral que acontece na cidade de São Paulo em torno dos grupos de teatro independentes que criaram a Lei do Fomento, com certeza o movimento mais importante do teatro brasileiro contemporâneo."

Poxa! "Grupos de teatro independentes", influentes. "Movimento mais importante do teatro brasileiro contemporâneo". Realmente! Essa escola (LIVRE) influênciou fortemente este humilde grupo de teatro (o ACASO) e nos fez perceber o quão importante somos, mesmo que pontualmente. Fizeram visita aqui em São Carlos (ou seja, vai além da cidade de São Paulo esta riqueza e influência) e deixaram uma bela história pra contar. Um diálogo formado entre grupos, entre pessoas, artistas que batalham neste "mundo cão" que é o mundo teatral no Brasil.

Pois então eu digo, pensando nos amigos da ELT e (por acaso) no texto do Marcelo Tas, que nós do grupo ACASO de teatro, mesmo que pequenos, APOIAMOS com todas as letras o movimento e REPUDIAMOS, também com todas as letras, a inércia dessa vida política que tenta titerear os artistas brasileiros. O grito é fraco mas "somos brasileiros e não desistimos" e gritamos em alto e bom som: DEIXEM A ESCOLA LIVRE!

Uma riqueza dessas não pode morrer assim por conta de picuínhas políticas. São 19 anos de tradição e lutas, poxa! Ah não, não deixaremos. ELT, estamos com vocês, somos parte deste corpo.

"MERDA" a vocês e à todos os amigos artístas deste país. Quer palavras mais significativa do que essa!? Pena que "eles" entenderam no sentido literal. MERDA é SORTE, senhores políticos. BOA SORTE!

São as palavras e votos do Grupo ACASO de Teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário