terça-feira, 22 de setembro de 2009

EDELCIO MOSTAÇO

É profundamente preocupante para todos nós profissionais, artistas e professores de teatro de todo o Brasil as notícias que circulam a respeito da intervenção na Escola Livre de Teatro-ELT de Santo André. Detentora de um projeto pedagógico dos mais avançados e criativos em todos os tempos, a escola viu nascer inúmeros artistas que sairam de suas salas de aula para defenderem, com rigor artístico e agudo senso ético, a continuidade do teatro brasileiro de qualidade.
Foram muitos os profissionais que, desdobrando-se e sacrificando-se, muitas vezes, em razão das desfavoráveis condições econômicas oferecidas, nela trabalharam como professores, ajudando a dar vida a um projeto pedagógico que sempre foi tomado como referência em todo o Brasil. Defendê-lo e aprimorá-lo é uma questão que ultrapassa os limites do município de Santo André; uma vez que, em outras cidades, projetos assemelhados vem sendo gestados à luz de seu pioneirismo. É a razão mais forte para que, nesse momento de ameaça de tais princípios, seja formada uma corrente de união entre todos aqueles interessados num teatro brasileiro de qualidade e que saiba enfrentar o tempo presente que vivenciamos.
Toda pedagogia cria sua própria ética e sua estética. Mantê-la livre, voltada para suas conquistas e consecução de seus objetivos artísticos e sociais é mais que um direito, é uma prerrogativa do estado democrático. A ELT é um exemplo de civilidade em meio ao caos que domina seu entorno, razão pela qual necessita do apoio de todos nesse momento.


Edelcio Mostaço
prof. do Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário